
Nawts Life

Cuidando de Você com carinho
Existe uma polêmica sobre se a ginástica facial seria ou não efetiva. Onde alguns fonoaudiólogos afirmariam que esta prática pode ser ineficaz ou até mesmo prejudicial. É possível ler na imagem ao lado algumas das considerações feitas por estes profissionais em um print de um artigo que apresenta esta visão onde a ginástica facial deve ser administrada com cautela. No entanto estas considerações são amplamente refutadas por profissionais qualificados e experientes que aplicam este tipo de procedimento em seus clientes com base em pesquisas científicas já de longa data.
Bartira Bravo que é um nome reconhecido neste sentido se propos a responder às argumentações contrárias ao procedimento que ela aplica e recomenda. E em uma suscienta porém elegante e inteligente carta de resposta ela elucida a questão.
Ginástica facial: A polêmica
Por Vivy Faria
Nós da Dicas de Beleza NL sabemos que cremes e tratamentos cosméticos são ainda mais efetivos se associados à uma dieta balanceada e bons hábitos quanto à prática de atividades físicas sejam estas corporais ou faciais, e por isso estamos expondo este assunto para que nossas clientes possam se beneficiar desta informação.
Veja no quadro abaixo a resposta da especialista em Ginástica Facial Bartira Bravo
ADMINISTRAR A SAÚDE E A BELEZA DO SEU ROSTO E PESCOÇO
O objetivo da Ginástica Facial é tonificar a musculatura do rosto e pescoço para proporcionar aparência mais jovem e melhorar os contornos do rosto e pescoço. Este tratamento é elaborado de acordo com a interação das características individuais, medidas do rosto e situação muscular ou estado de flacidez do rosto e pescoço.
A GINÁSTICA FACIAL tem comprovação científica desde quando a sua criadora, Miss Marjorie Craig, Professora de Educação Física, com quem mantive contato, defendeu tese no Instituto de Neurologia do Centro Médico Presbiteriano Columbia, New York, onde, por 7 anos, permaneceu exercendo tratamentos. Comandou o Programa de Exercícios de sua autoria no Salão Elizabeth Arden por 21 anos.
Informo à fonoaudióloga Paula Toledo que o termo GINÁSTICA FACIAL é perfeito para denominar a técnica que nasceu na década de 30, do século passado, aproximadamente 50 anos antes da Fonoaudiologia deixar de ser um curso técnico e ser regulamentado e transformado em bacharelado. Quando a Fonoaudiologia começou a atuar na Estética , através da motricidade oral, eu já era Especialista em GINÁSTICA FACIAL e referência nacional, graças a pesquisa, estudo, dedicação, legitimidade e Ética. Acho muita pretensão a fonoaudióloga Paula Toledo e outros fonoaudiólogos, que não tiveram os seus nomes citados, comentarem que a GINÁSTICA FACIAL tem “um nome equivocado” e não tem comprovação científica porque não passou pelo crivo acadêmico da Fonoaudiologia.
Ninguém é dono da CIÊNCIA ! Ela é universal e abraça a todos que queiram desfrutá-la com dignidade. A CIÊNCIA não permite loteamentos. Quanto maior for a variedade de caminhos numa mesma área, mais enriquecedor para a CIÊNCIA e melhor para as pessoas escolherem o tipo de tratamento mais adequado ao gosto e à personalidade de cada um. Ocorre que a minha trajetória fugiu aos padrões e exigiu coragem, isto deve incomodar aos mais tradicionais que não vislumbram alternativas mais criativas.
Tive o privilégio de aprender a pensar cientificamente com o Professor Dr. Flávio Hojaij, Cirurgião de Cabeça e Pescoço, atualmente Professor na Universidade Federal de Medicina. Ao longo dos anos ele foi me capacitando para conquistar melhores resultados. Tive um segundo grande Mestre: Professor Dr. Nelson Pigossi, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, falecido. Ele revolucionou a Cirurgia Plástica no Brasil e no exterior, tornou-se imortal. Considero-me uma profissional premiada por ter tido a oportunidade de contar com estes dois Mestres em aulas particulares teóricas e em cirurgias. O meu projeto sempre consistiu em algo abrangente, abordando cientificamente aspectos técnicos e práticos da Saúde Física, Psíquica e Mental. Continuei a minha jornada buscando consultoria de profissionais de elevada competência e experiência nas áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Odontologia, Ortodontia, Dermatologia, Geriatria, Psicologia, Nutrição Clínica e Esportiva, Ginecologia, Urologia, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Terapia Tradicional Chinesa e Psiquiatria.
Esclareço aos Fonoaudiólogos que Fonoaudiologia e Ginástica Facial são completamente diferentes. Ao criticarem a GINÁSTICA FACIAL inadvertidamente e de forma improcedente, estão tentando transmitir para mim as suas dúvidas que não são minhas. Estou em outro estágio, tenho total responsabilidade sobre o meu trabalho e garanto que ele não traz riscos pelo meu domínio na técnica. Sempre alertei sobre os possíveis riscos ao se fazer exercícios aleatórios. O meu Programa não aumenta rugas e sulcos e sim atenua rugas e sulcos. As repetições dos movimentos, ministrados por mim, não trazem problemas e os meus clientes tonificam a musculatura, ficam com a aparência mais saudável e mais jovem, melhorando a autoestima. Para ter a musculatura tonificada, é fundamental fazer exercícios faciais, além da harmonia na funcionalidade do sistema mastigatório. Importante lembrar que acusações injustas e improcedentes podem ser interpeladas juridicamente e implicam em danos morais e materiais.